Histórico

MARACATU PIABA DE OURO

Trata-se de um grupo de Maracatu de Baque Solto, fundado no dia 11 de setembro de 1977, por Manuel Salustiano Soares, Augustinho Pires e Manoel Mauro de Souza, com o intuito de relembrar o que foi vivido durante a infância, no campo de cana de açúcar da Zona da Mata de Pernambuco.

Sob a liderança de Mestre Salustiano, o Piaba de Ouro conquistou diversos títulos, inclusive foi campeão do carnaval pernambucano por sete vezes consecutivas.

Mesmo após 33 anos de fundação e sem um dos seus mais importantes fundadores, o Piaba de Ouro continua sendo referência para outros 110 grupos de maracatus, registrados na associação de maracatuzeiros que existem em Pernambuco. O maracatu Piaba de Ouro é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos culturais voltados para a formação de cidadãos, envolvendo vários segmentos da cultura popular, dentre eles estão o cavalo-marinho, o mamulengo, a ciranda, o forró de rabeca, o caboclinho e o próprio maracatu de baque solto.

Hoje, Ponto de Cultura Formação Continuada, o Piaba de Ouro ganhou o 2º lugar no Prêmio Cultura Viva, na categoria Ponto de Cultura; Prêmio Escola Viva; e Prêmio Culturas Populares 100 Anos de Frevo Maestro Duda.

O legado construído por Mestre Salu atualmente é mantido pelos seus 15 filhos, sendo um deles o presidente, Manoelzinho Salustiano, e pelo restante da comunidade, algo em torno de 220 maracatuzeiros (folgazões). Na sede do grupo, na rua Curupira, 125, em frente ao Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara (Olinda), crianças e jovens seguem os passos dos mais velhos e aprendem com a tradição e o reforço de oficinas, como as de dança e de bordado.

2 comentários:

  1. É importante ressaltar que a verdadeira origem das tradições do maracatu de baque solto, assim como do famoso Mestre Salustiano, grande idealizador do Maracatu Piaba de Ouro,é a cidade de Aliança, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que no Sec.XIX era uma pequena vila pertencente ao município de Nazaré da Mata. Sede da primeira associação dos maracatu de Pernambuco, a cidade de Aliança é, reconhecidamente, o berço de uma das mais belas riquezas da cultura popular brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Quero alugar uma roupa por um dia quero saber o valor

    ResponderExcluir